15 de dezembro de 2007

Os sambas de Maria Rita e Fabiana Cozza

2007 foi o ano do samba. Uma paulista descobre o morro, e uma carioca sobe o morro, e as duas se entregam à raiz do samba brasileiro. Sim! A filha de Elis caiu no samba e ainda diz que tem escutado uma paulista capaz de orgulhar os sambistas paulistanos. São duas estréias marcantes, duas vozes gritando em alto brado que não deixaram o samba morrer.
Na minha vitrola tem tocado Maria Rita e Fabiana Cozza... Muito samba! Samba bom!


Maria Rita – Samba Meu
O samba é dela! Em seu terceiro cd, Maria Rita invade o morro carioca e se alia a grandes nomes da música popular. Com um álbum repleto de bom gosto e incrível afinidade com a linguagem sambista a jovem cantora já recebeu grandes elogios. Produzido por Leandro Sapucahy o cd traz 6 composições de Arlindo Cruz, Gonzaguinha (O Homem Falou) e Edu Krieger (Novo Amor – Maria do Socorro). Em faixas como “Cria” (ouça as vozes infantis da introdução! Lindas!), “O Que é o Amor” e a triste “Trajetória” (que faz lembrar o cd “Segundo”) a cantora se apresenta em sua melhor forma. O começo é uma introdução, a cantora explica o pé no samba e depois se deleita na percussão super afinada. A música que já é trilha de Duas Caras – Ta Perdoado – é uma grande acertada de Maria Rita que mais uma vez certifica-nos de que veio para ficar.

d-_-b minha vitrola não cansa de: Casa de Noca – Serginho Meriti, Nei J. Carlos e Elson do Pagode
Música incrivelmente bem construída, com uma cuíca combinando perfeitamente com a bateria. Música afinada e de um balanço super gostoso. Maria Rita fecha o cd com chave de ouro, num vocal quase convite à interação. Essa dá para sambar e muito!!!

Fabiana Cozza – Quando o céu clarear
O ceú clareou e o sol brilhou para essa paulista que numa primeira impressão me lembrou Clara Nunes. Com um timbre bárbaro e em sintonia com o samba, Fabiana Cozza faz um excelente segundo cd. No primeiro ela confessa: “O Samba é meu dom” e no segundo se entrega ao samba de terreiro, canta para Nanã, Iemanjá, Ossanha, Xangô... Com muita coragem, Fabiana acerta o alvo e se mostra grande intérprete revivendo grandes canções como “Novo Viver”, “Doces Recordações” (a qual divide os vocais com a ilustríssima D.Ivone Lara, uma das compositoras), “Agradecer e Abraçar” (eternizada na voz de Bethânia), Nação” (de Clara Nunes) e lança composições incríveis de Roque Ferreira e Leandro Medina. Produzido por Marcos Paiva o cd corrobora a idéia da cantora: é uma expressão do Brasil e da sua origem africana!

d-_-b minha vitrola não cansa de: Canto de Ossanha – Vinicius de Moraes e Baden Powell
Música que mais amo... Tentei até escolher outra no cd, mas Fabiana Cozza conseguiu a façanha de regravar com muita autenticidade essa música, que tem uma letra maravilhosa, mas muito difícil. Foi imensa a surpresa quando percebi a clareza que a emoção de Fabiana revelou na canção. Há ainda a participação de Julio Pàdron num swing à lá Cuba. Já assisti a interpretação no YouTube e é fascinante. O céu clareou!!!