14 de dezembro de 2007

um diário de "Escritores da Liberdade"

Acabei de assistir. Acabei de me desidratar.
O filme protagonizado pela brilhante Hilary Swank se chama “Escritores da Liberdade” e retrata a história verídica de Erin Gruwell, uma professora recém-formada que tem como primeira atuação profissional uma sala de aula repleta de agressividade, incompreensão e rebeldia. A turma abraçada por Erin lida com a marginalidade e o preconceito habituais de um gueto norte-americano, e é em meio a desesperança que a jovem professora semeia a mudança. Estudantes sem pretensões se relacionam com a literatura e a arte, buscam semelhanças entre as diversas realidades espalhadas pelo mundo e percebem na educadora uma ponte para o sucesso na vida.
Com atuações bárbaras, o filme se baseia no best-seller “O diário dos Escritores da Liberdade”, livro criado pelos estudantes a partir de um projeto da Sra. Gruwell.
Estabelecendo forte ligação com “O diário de Anne Frank”, Richard LaGravenese alcança com imensa sensibilidade a meiguice e o sofrimento da menina judia, transportando-os aos excluídos pelo sistema.
Em certa cena, o marido de Erin define seu trabalho em uma palavra capaz de definir todo o filme: nobre.

Whort-watching!
Why?
São com idéias como a da professora Erin Gruwell que construimos forte ideais capaz de modificar cenários dos mais diversos. O filme não é apenas tocante, mas revoltante, emocionante e de certa forma: edificante. Já estou pensando em meus novos projetos... E nada mais ideal que um filme desses para ajudar nas resoluções de fim de ano!
Para saber mais desse projeto incrível, o site oficial:

[+] Acho que vale a pena eu contar de meus trabalhos voluntários, os quais exerço a mais de 5 anos... mas ficarão para as próximas postagens...