16 de abril de 2008

A serenidade de dois mestres: Oswaldo e Gal


Duas jóias da música popular brasileira lançaram discos recentemente, com coincidências incrivelmente interessantes: regravações, ao vivo, num clima mais íntimista. Essas duas pérolas da MPB, que tocam na minha vitrola, são Oswaldo Montenegro e Gal Costa, que chegam em 2008 com cd e dvd ao vivo, recheado das músicas mais belas que ambos já gravaram. Um verdadeiro show!

Gal Costa - Ao vivo
Com uma abertura pra lá de requintada, o show se inicia com a deliciosa "Fruta Gogóia" de Gal. Instrumentos belíssimos num palco negro, em que a diva se destaca. " Todo o Amor que Houver Nessa Vida" é a segunda música do cd, e serve como ânimo para continuar ouvindo. Num clima que mistura elegância e muita ousadia a ex-tropicalista explana o último cd ("Hoje") e canta "Juventude Transviada" de Luiz Melodia, a bárbara "Antonico" e um pout-porri com "Coisa mais linda" e "As time goes by". Depois de muitos anos, muitos shows, muitas polêmicas, muita ausência e muita presença, Gal Costa mostra que a boa música persiste, mostra que a música brasileira insiste em ser a melhor.
d-_-b ouça : "Meu nome é Gal", uma música em que a cantora se supera, mostra extensão de voz, vitalidade e bastante ritmo, numa composição de Roberto e Erasmo em homenagem à Gal. Só não sei porque essa música não fechou o show... essa música não tem igual... como diz uma voz que se escuta ao fim da faixa: maravilhosaaaa!
.
.
Oswaldo Montenegro - Intimidade
Um espaço aparentemente mínimo, poucas pessoas, pouco cenário e uma voz incrivelmente grande, que toma todos os cantos, todos os ouvidos e encanta. Oswaldo Montenegro, desde 2004, quando lançou o cd comemorativo aos seus 25 anos de carreira, têm se mostrado estar numa ótima fase musical. Com músicas leves, arranjos suaves e uma voz inconfundívelmente forte ele chega à 2008 mostrando todo o talento como cantor. Mas e o compositor Oswaldo Montenegro? Pois é! Quantas saudades! Há muito tempo o grisalho não compõe. Esse cd não é diferente, só com regravações, algumas com novo arranjo e outras no mesmo formato de sempre. Mas o mais incrível é o fato de em meio a músicas velhas, Oswaldo conseguir criar um cd cheriando a novo. O nome não poderia ser outro: Intimidade. "Bandolins", "Condor", "Rasura", "Vamos Celebrar" e muitas outras são ouvidas numa maneira tão íntima e sensível e deliciosa. Ser íntimo de Oswaldo Montenegro é um privilégio para poucos...
d-_-b ouça: "Léo e Bia": A canção que exalta um amor brasiliense é cantada por Oswaldo e Zeca Baleiro, numa parceria emocionante. Com acompanhamento da linda flauta de Madalena a música é tão íntima que transmite uma presença dos dois... Belíssima!