20 de novembro de 2008

Sobre encontros, uvas e desencontros

Enquanto Vaninha prepara a mudança, Adália espera o ônibus, na avenida, depois de um longo dia de trabalho. Weruscka, equilibrada em longos saltos, encontra Adália. Quantas saudades têm essas três !
[...]
Weruscka:
- Jesus! Mentira! A Vaninha tá bem?!
Adália:
- Tá sim! Ela é forte!
Weruscka:
- Gente! Ela não esperava isso, né?! Mas eu sempre falei pra ela "Vaninha, não faz isso menina!" Ela nunca me escutou.
Adália:
- We, Vaninha não tem culpa. Sempre foi distraída. Lembra que na escola ela sempre deixava alguma coisa cair... sempre perdia a chamada... sempre perdia o material...
Weruscka:
- Gente! A Vaninha é foda! Eu lembro que uma vez ela me parou no banheiro e me perguntou se eu sabia onde ela tinha deixado a maquiagem dela... Me-u-De-us! Maquiagem Adá... Maquiagem! A coisa mais importante da minha vida!
Adália:
- Ela sempre foi assim. Uma vez começou a namorar com o Alex...
Weruscka:
-Meter! Meter, né querida?!
Adália:
- É... (risos)
Weruscka:
- Vaninha nunca foi de conversar. O negócio era trepar logo de cara. Vaninha não conversava nem comigo. Eu lá... monologando... Ela lá... Ouvindo música naquela porra daquele walkman.
Adália:
- Pois é... As coisas são tão efêmeras...
Weruscka:
- Efe o quê?
Adália:
- Passageiras... Num me vê. Tive um câncer e venci. Tive um aborto e superei. Tive desempregada e passei...
Weruscka:
- Até a uva, né querida?!
Adália:
- A uva o quê?
Weruscka:
- Passa! Passa! Passa! Passa!
Adália:
- É... Nada como um dia e depois o outro. Ela conseguirá reverter...
Weruscka:
- É! É mesmo! Ela vai conseguir grana e vai reconstruir a casa toda.
Adália:
- Como diria meu analista: "Pra tudo dá-se um jeito!"
Weruscka:
- E por falar nisso, você tá dando pra ele né?!
Adália:
- Meu Deus! Você só pensa nisso! Não... Eu tô com o Roberto. Mas...
Weruscka:
- Bem que queria, né nega?!
Adália:
- Mas o Roberto, coitado, ele me ama tanto...
Weruscka:
- Sexo... Amor... Sexo... Sexo... Tão difícil isso. Complica meus cabelos.
Adália:
- Pois é... o tom está lindo.
Weruscka:
- A-ca-jú! Merveilleise!
Adália:
- Você tá tão chique We!
Weruscka:
- Tudo passa querida! A uva... A pobreza... Uma hora a gente tem que experimentar um pró-seco, né bem?!
Adália:
- é.
Weruscka:
- Gente! Deixa eu ir... Já são 7 horas... Senão eu perco a festa... E hoje... Puta-que-o-pariu! Vou beber, rir e dar. Muito!
Adália:
- Vai com Deus querida! E pára de falar palavrão!
Weruscka:
- Paro porra nenhuma!
Adália:
- Só você menina!...Sinto tanto sua falta...
Weruscka:
- Tudo passa! Quando chegar em casa você nem vai lembrar mais de mim ... A-pos-to!
Adália:
- Só você We!
Weruscka:
- Ah! Se encontrar a Vaninha fala que eu mandei um bejão! E fala que num tem incêndio no mundo que possa abalar aquela gracinha! Tudo passa...
Adália:
- Com muito trabalho ela vai reconstruir! Tenho fé em Deus...
Weruscka:
- Eu tenho certeza!


Um insight total. Veio do nada e eu não fiz nada para parar, até porque eu tenho amado escrever diálogos. Isso é uma delícia... Acho que tô até me encontrando! ô Vigem Santa!