26 de maio de 2009

de vez em quando, a gente se esquece

Lorena hoje acordou esbaforida, tinha perdido a hora e esquecera totalmente que abriria a loja hoje. Sua funcionária não poderia ir, perdera o pai e ficaria de licença durante uma semana.
- Uma semana?!
- Sim Lorena. Direito dela!
- Merda!
Pegou um táxi e pediu que o motorista corresse para Copacabana.
Ficou sentada horas e horas. A crise chegara ao seu bolso.
- Merda!
De repente...
- Olha nós temos blusas lindas! Olha essa azul. Tem rosa, verde, lilás. Lilás está na moda, é tendência hoje. E mulher adora. Eu adoro. Você é casado? Não? Então. Leva a lilás. Tá linda. E cai bem tá?! Eu quem desenho e costuro todas elas. São únicas. Ponto bom né?! Imagina: Vai num teatro e encontra mais três caras com a mesma blusa. Putz! Isso é brega demais. Eu não gosto. E mulher nenhuma gosta. Imagina: eu saio com um cara e tem mais dez com a mesma blusa. Aqui é tudo artesanal e único. Que número você veste? Acho que é M, né?! Você não é ne gordo nem magro. Ah! Tem que sr assim mesmo. Mulher gosta. Eu prefiro os gordinhos, mas mulher não gosta nem de homem-lumbriga, nem de homem barrigudo. E você tá bem, tá?! Olha... De lilás vai ficar melhor ainda. Ah! desculpa. Mas tem a azul-petróleo também. Gosta de azul-petróleo? É tão bonito. Passa um ar mais sério, mais galante. Minha avó que gosta dessa palavra. Ela fala tanto que acabou entrando no meu vocabulário. Leva as duas. Azul-petróleo para um teatro e lilás para um show. Ah! E se for nos dois na mesma noite, pode comprar um casaco, quer ver?! Ih! Vai amar. Tem cada casaco! Eu fui pra França no mês passado e descobri uma lavagem no jeans que é maravilhosa. Vou trazer pra você. Num quer levar uma calça não?! Num vai pesar não. Minha marca é o preço também. Tudo sempre em conta. Olha! Vou trazer tudo pra você ver. Tem que ser assim hoje em dia: agradar o cliente. E é até bom, porque eu não tô fazendo nada mesmo, aí fico guardando. Adoro arrumar. Arrumo minha casa todo dia que saio da loja. Chego e já vou arrumando. Sabe que eu até me candidatei pra síndica do prédio. Só pra arrumar do meu jeito. Aquela entrada é tão brega. Mas... Aqui... Vou trazer as coisas pra você ver. Vai querer mais alguma coisa? Vai? Pode falar... Eu é que sou uma tagarela. Mas é meu jeito. Minha mãe pega tanto no meu pé. Ah! Tô falando assim, você deve tá me achando uma encalhada né?! mas eu namoro. Só num sei como ele me agüenta. Mas fala... vai querer olhar mais alguma coisa?
- Eu só queria saber como faço pra chegar em Botafogo.
- Ai-Meu-De-us. Eu sou assim mesmo. Falei. Falei. Falei. E nem perguntei se você queria mesmo alguma coisa. Me desculpa. Me perdoa. Como eu sou distraída. Minha tia me chama atenção direto. Ela diz que se eu continuar assim vou espantar todo mundo. Me desculpa. Mas é que a gente, de vez em quando, se esquece de tudo. E eu tô com uns esquecimentos tão estranhos. E olha que eu só tenho 35 hein?! Imagino quando chegar aos 101 como o Niemeyer... Gente! E o homem tá enxuto, né?! Olha... Eu já tô me esticando de novo.
- Mas pode me trazer a verde. Traz.
- Ah! Sabia. Quem entra, encanta.