4 de junho de 2009

A balança - Parte IV


Engraçado, as coisas acontecem à medida que o coração acalma, que as dores já não são tão dores, que as cores reproduzem o branco.
É só quando a balança pára, que o vendedor entrega as compras.
Ele hoje acordou cedo, cedo. Tomou banho, tava frio. Na hora de escolher a roupa, preferiu o preto. Tá nessa onda de querer entrar na multidão e sumir por entre tanta gente.
A postura já soa muito mais cômoda. Os sorrisos são sinceros e fluem gostosamente. O interesse cresce, a paixão aflora e a sensatez reina. Os momentos que antes achava ser de arrogância, agora, sabe discernir muito bem. Descobriu que há poder nos humildes. Nem sempre levantar a voz e dizer o que se pensa é ser prepotente. Nem sempre reclamar e apontar os erros alheios é ser arrogante. Há um tom, o tom do discurso, que modifica substancialmente a mensagem.
Foi assim. Sem grandes deslizes, sem grandes momentos. Foi quieto, porque no silêncio se enxerga muito mais. Na calmaria o coração esquenta muito mais, e faz amor. É preciso se entregar às pessoas e amá-las.
Aquela sua amiga está certa: contido é melhor!
- Ih! Cara! Você tá aprendendo!
Fala que acha. Diz que o que sai da tua boca é pensamento seu, passível de estar errado, repleto de possibilidades de ser contestado.
- Ih! Cara! Você tá entendendo!
Ele agora entende o fluxo. Agora pensa e faz. Não se envergonha em arrepender. E entende tanto que já esquece. Agora é natural.
Ele hoje interferiu na aula, disse algo errado, tentou se corrigir, disse que errou. Olhou os colegas, um olhar terno, e disse que errou. Ele hoje aprendeu que suas energias de raiva (sim! pode ter raiva!) podem ser canalizadas para a glândula pineal. Descobriu também que não fala francês com fluência, tem muitas dificulades em língua estrangeira. Percebeu ainda, que a conquista será um trabalho árduo, contínuo e em algum momento (distante?) exitosa.
.
PALAVRAS-CHAVE nesse momento:
impossível
contido
acredito
errei
.
Sabe aquele cara. Aquele cara que se parece muito com ele. Parece demais. Já até confundiram os dois. Aquele, e a namorada daquele, são as pessoas que ele mais tem vontade de pedir desculpas, dar um abraço bem apertado e dizer que quer ser amigo. Aquele cara, que hoje ele não falou apenas oi, mas desejou, do fundo do coração, que ele tivesse um bom dia.
Ah! Ainda dói dizer que falhou. E que afastou-se de pessoas que amou profundamente. Pessoas que ainda são muito na sua vida. É... a arrogância pesa...muito.