2 de junho de 2009

Percalços, pés descalços - Parte II

As coisas não dão certo 100% das vezes. Esse é o primeiro passo para a humildade. As coisas são passíveis de erros, de fracassos e também, consertos.
Hoje ele poderia ter acertado mais. Poderia ter sido menos enfático. Poderia ter se calado quando preferiu falar. Falou asneiras, coisas desconexas, besteiras desnecessárias. Poderia ter dito que não tem dinheiro, as vezes (sempre?) gasta mais do que tem, como forma de se premiar por sofrer banalidades. Porque não disse que de vez em quando é infeliz?!
Hoje não encontrou muita gente.
Francês?! É... Em alguns momentos chega a pensar que todo o seu envolvimento e encantamento com a França se deve ao fato de os franceses parecerem antipáticos sempre. E não há jeito de ele ser menos arrogante formulando o "Je suis...". Não há como ser agradável tendo medos e vergonhas.
Cara, é necessário despir-se! De tudo, sabia?!
Fraquejou. Tem vergonha de ainda ser estudante. Acha, erradamente, que tem cara de gente comprometida e séria. Ledo engano. Seu cheiro de cigarrinho barato e suas bermudas características não enganam: é um moleque!
Mas deu mais alguns passos. Hoje ele já manifestou-se quanto a possíveis perdões. Não dos outros, mas dele. Ele deve muito às pessoas que hostilizou.
Não vai acreditar...! Chegou a ensaiar um discurso a favor da humildade, da falta de preconceitos. Baixou a cabeça.
.
PALAVRAS-CHAVE nesse momento:
tentar
não
talvez
.
O negócio é continuar andando. A calçada tem alguns percalços. E ele, pernas boas. Ultrapassar. E perceber. Com os pés descalços tudo fica mais bonito. Não vê a Clara Nunes...
(...continua...)