13 de agosto de 2009

O lindo gato do jornalista

Para o dia dos pais fiz alguns pedidos à Thaís, todos livros, todos autores que tenho me apaixonado, tudo diferente, porém igual. Mas não ganhei-os, pelo preço, pelo prazo, mas não para desconsolo. Me foi presenteado "O gato diz adeus" de Michel Laub.
Laub é jornalista e escritor, ex-editor da Bravo!, atualmente trabalha como coordenador do Instituto Moreira Salles e ministra a disciplina de criação literária na Academia Internacional de Cinema de São Paulo. Sua obra conta com 4 títulos, alguns prêmios e uma deliciosa criatividade.

"O gato diz adeus" relata uma história à 4 vozes. Um escritor vê o melhor amigo roubar-lhe a mulher, que apaixonada presenteia o ex com um gato. A trama é desenhada em encontros e desencontros amorosos, recheada de violência, raivas e desacertos. O autor apresenta versões, tocando em mentiras e verdades absolutas, um drama onde o amor é suprimido pelo individualismo e pela falta de comprometimento.
A belíssima estrutural, quase teatral do texto (pensei numa adaptação para o teatro fenomenal), despertou-me a necessidade por optar na verdade de um personagem em particular, olhando-o com os olhos carinhosos da proteção. Fez-me pensar nos discursos vazios, nas necessidades imediatas e excludentes, nas mentiras pequenas, nos desejos cruéis. Enfim, uma leitura bárbara! Um delicioso presente! Uma surpresa que será pedido, na próxima!