29 de dezembro de 2009

as 6 melhores


As 6 melhores exposições que assisti em 2009

.

.

.

.

28 Milímetros – Mulheres” de J.R.

O fotógrafo francês, apresentou na Casa França-Brasil, suas intervenções me favelas cariocas, mostrando o potencial transformador da arte. Dezenas de casa tiveram coladas em suas fachadas, em gigantescas dimensões, fotografias de mulheres da comunidade. Além de levar um barraco para o centro da mostra, J.R. discutiu o mais caro ao artista: a emoção.

“Vertigem” de osgemeos

Conhecidos em todo o mundo, os gêmeos paulistanos, apresentaram a contemporaneidade e a relevância artística de seus trabalhos, sempre confiando no contato com o público.

“Yeux des Montagnes” Coletiva

Amigos que se conheceram na França, com raízes em Minas. Esse é o ponto inicial para obras coesas e repletas de interessantes conceitos.

“Sobre dobras” de Andréa Facchini

Mineira de Cataguases e moradora de Niterói, Andréa mostrou no Centro Cultural dos Correios, grandes telas em acrílico e desenhos com nanquim, unindo técnica à movimentos inspiradores.

“Neoconcretismo” Coletiva

Hélio Oiticica, Ligia Pape, Amílcar de Castro, Ferreira Gullar e mais muitos nomes se reúnem nessa mostra que faz uma bela leitura de uma grande movimento artístico nacional.

“Virada Russa” Coletiva

A mostra, no CCBB, apresentou a relevância e o brilhantismo artísticos de uma Rússia plural e vanguardista.