29 de dezembro de 2009

os 10 melhores


Os 10 melhores cd's lançados em 2009 que ouvi durante o ano
.
.
.
.

“Certa manhã acordei de sonhos intranqüilos” de Otto

O novo disco desse pernambucano não revela apenas um talentoso cantor, mas, sobretudo, um refinamento e requinte necessários à boa música. Intenso e melancólico, o álbum explora o mangue beat em sua essência, apresentando uma música visceral e impactante. Otto é, sem dúvida, um dos maiores músicos do século XXI, moderno e ousado na medida certa, como comprova na faixa “6 minutos”.

“Zii e Zie” de Caetano Veloso

Quem disse que o Caê morreu? Com banda Cê esse tropicalista está modernamente atraente, mostrando vitalidade e inteligência, com uma pegada rock’n’roll bem interessante.

“Encanteria” de Maria Bethânia

Regionalismo e regiliosidade fazem desse disco uma das grandes obras dessa magnífica intérprete. A faixa que dá título ao cd já nasceu como um clássico.

“Dois Cordões” de Alessandra Leão

Ex-vocalista do Comadre Fulozinha, Alessandra mostra uma música original e altamente brasileira, com referências que vão da umbanda ao jazz.

“Peixes pássaros pessoas” de Mariana Aydar

O segundo cd de Mariana confirma sua excelência. Com bom repertório e conceito, a cantora e, agora, compositora soma à música brasileira.

“Tide” de Luciana Souza

“Fire and wood” já valem por todo o disco: uma homenagem a São Paulo feita em inglês. Simplesmente perfeita! Luciana, mais uma vez, reúne versatilidade e bom gosto à sua técnica brilhante.

“Beijo Bandido” de Ney Matogrosso

“Beijo Bandido” descobre um Ney romântico e depressivamente alegre, com palavras cuidadosamente cantadas e bastante força interpretativa.

“Atlântico Negro” de Wado

Junto aos garotos do “Móveis Coloniais”, “Ronei Jorge” e “Sobrado 112”, Wado enriquece o cenário masculino na música popular brasileira, fazendo um som incrivelmente encantador!

“Hein?” de Ana Cañas

Numa mistura de POP e rock, Ana Cañas chega ao seu segundo cd, cheia de suingue, personalidade e atitude. Um disco que merece ser ouvido!

10º “São Mateus não é um lugar tão longe assim” de Rodrigo Campos

Além de ótimo cantor, Rodrigo é um bom contador de histórias e faz isso com maestria nesse disco autoral no qual faz uma bela reverência ao bairro em que nasceu. Um dos artistas mais promissores!