29 de dezembro de 2009

os 7 melhores



Os 7 melhores filmes que assisti em 2009
.
.
.
.
“Abraços Partidos” de Pedro Almodóvar

Agora Almodóvar também fala do universo masculino. Agora, se declara, por difinitivo, como um apaixonado pela arte cinematográfica. Agora abusa do vermelho e do amarelo, cores exploradas, em demasia, no início da carreira. O cineasta espanhol, ao contrário do que a crítica diz, está ainda mais maduro e marginal, mostrando isso num filme que foge às classificações. Cheio de saltos e personagens deliciosamente soberbos. Almodóvar, sempre, o melhor!

“Hotel Atlântico” de Suzana Amaral

Terceiro filme de Suzana, “Hotel Atlântico” é mais uma adaptação literária, feita com inteligência e bastante compreensão da obra de João Gilberto Noll. Definitivamente, a obra, inclui Suzana Amaral como cineasta para leitores. Para bons leitores. Um primor!

“O casamento de Rachel” de Jonathan Demme

Anne Hathaway é uma grata surpresa num filme que mostra com visão apurada o convívio familiar. Atuações precisas e roteiro maduro são grandes atrativos nessa desconcertante obra.

“A janela” de Carlos Sorín

Sensível e memorialista, a nova obra de Sorín é de um silêncio que grita forte aos ouvidos. Angustiante e belo.

“Simonal, ninguem sabe o duro que dei” de Cláudio Manoel, Micael Langer, Calvito Leal

“Simonal” mostra o poder do cinema como canal de comunicação, dando luz e focalizando um grande artista que por uns tempos o país esqueceu. Boas escolhas numa edição ágil e cheia de vigor.

“Up – Altas Aventuras” de Pete Docter

As produções infantis não podem mais subjugar a inteligência de nossas crianças. “Up” acredita nisso, num filme leve e sábio.

“Divã” de José Alvarenga Jr.

A brilhante atuação de Lília Cabral e o humor leve da trama revelam um filme delicioso e sem muitas pretensões.