31 de dezembro de 2010

10 boas razões...

... para comemorar 2010...
... e aguardar um belo 2011!

A obra Sobre este mesmo mundo de Cinthia Marcelle
Uma das obras que mais me tocou. A sensibilidade dessa artista mineira, em obra vista na Bienal de Arte de São Paulo desse ano, é algo que levarei para a vida. Passo agora a pensar nesse imenso quadro, e no que escrevo...

A exposição Cuide-se de Sophie Calle
Sophie Calle é uma das artistas que mais respeito. Essa exposição, apresentada no MAM -RJ, no início do ano, discute os limites entre o individual e o artístico. Sophie não se preocupa em responder e isso muito me influenciou na minha visão das artes.

A peça EmVão do grupo AntroExposto
Conheci esse grupo no Rio, em 2009, e reencontrá-lo em sua mais nova criação foi algo um tanto encantador. Essa peça, além do experimentalismo, brinca com imagens lúdicas e extremamente sentimentais. Difícil esquecer os tantos botões pendendo sobre o teto. Uma das cenas mais lindas e mais teatrais que já tive a honra de presenciar.

O show Certa manhã acordei de sonhos intranquilos do Otto
Otto é extraordinário. Assim saí do show, no Cultural, e assim rememoro cada música que o pernambucano entoou, fazendo festa, no bom tom intranquilo que guia o cd.

O livro Alameda Santos de Ivana Arruda Leite
Ivana Arruda Leite é uma de minhas ilustres referências. Nesse novo livro, a autora paulista revela muito mais suas afinidades com a geração contemporânea que tem encantado os literatos brasileiros. Com sua linguagem leve e clara a escritora revela as memórias de seus personagens e de seus leitores.

O filme Os famosos e os duendes da morte de Esmir Filho
O novo me encanta. Com atores não tão reconhecidos, o novo diretor de longas filma uma obra de um novo autor. A sensibilidade para lidar com as novidades é o grande impulso para a criação desse belo filme, recheado de lirismo e emoção.

O cd Efêmera de Tulipa Ruiz
Com influências que vão de Gal Costa às batidas do funk, Tulipa Ruiz desenha com perfeição a nova música brasileira, capaz de reunir linguagens estabelecendo uma nova leitura de tudo que já foi feito. Essa cantora paulistana não se acanha em passear por diversos ambientes, criando uma música originalmente jovem.

O programa Junto & Misturado
Transmitido pela Rede Globo, às sextas-feiras, o programa revelou a nova cara do humor brasileiro, que se propõe muito mais à lidar com o cotidiano do que com questões ditas sérias. O grande mérito da atração talvez seja a ridicularização das cenas habituais, sugerindo a leveza necessária aos dias.

A cidade de Gramado no Rio Grande do Sul
Limpa, educada, organizada. Eis uma cidade ao Sul do Brasil que além de conjugar todos esses adjetivos, mistura sofisticação às suas ruas floridas. Uma cidade, que apesar de eu ter permanecido por poucas horas, me trouxe o desejo de retorno. E isso é melhor.

O dossiê sobre Contracultura na Revista Cult
Teatro, música, cinema e literatura foram as bases para a produção de quatro ótimas matérias sobre um período extremamente excêntrico e frutífero nas artes. O dossiê, seção fixa dessa revista, que nem sempre se apresenta em boa forma, assumiu os principais pontos do movimento e discutiu-os com clareza e espontaneidade.