19 de março de 2009

Quase tudo de uma completa Cris Aflalo

"relatando o que ele fez
discutindo se ele desfaz
[...] quem oferece ao cândido com badaladas
chama os filhos pra sua alçada"



Hoje escutei uma maravilhosa música de uma maravilhosa cantora e compositora. A música: Matutu. A cantora: Cris Aflalo.
O cd novo de Cris Aflalo, Quase tudo dá, é a segunda gravação da cantora paulistana que se dedica à música moderna e regional. As concepções parecem divergir, mas a presença vocal e os belíssimos arranjos (concebidos juntos com o guitarrista Luiz Waack) nos mostram o êxito dessa novidade.
O cd é independente, custeado pela também compositora, que por sinal assina as mais belas faixas desse tesouro.
Cris ainda não é conhecida pelo grande público mas mostra nesse trabalho todo o potencial necessário para parear com cantoras como Marisa Monte, Vanessa da Mata, entre outras. As misturas que faz são incrivelmente coerentes com as letras que transitam entre o bucólico e o sorriso esperançoso. Regravações como "Quase tudo" de Arnaldo Antunes e Péricles Cavalcanti, "Língua do Pê" de Gilberto Gil na fase Tropicália são capazes de apresentar o ecletismo de uma cantora original e com uma identidade marcadamente inteligente.
A música que mais me tocou é de sua autoria e se chama "Matutu", uma canção cheia de meiguice e respeito, que fala de natureza, sonhos e fantasias. Com uma bela voz doce e acalentadora Cris Aflalo emociona e deixa nessa faixa seu recado: "Acompanhe-me na caminhada".


Abraço a causa!